Tsunami Digital
Em março de 2011, assistimos atônitos, pela TV, a destruição gerada pelo Tsunami de Sendai, no Japão.
Chocado enquanto assistia às imagens quase inacreditáveis, tentando aceitar que aquelas cenas não eram alguma produção cinematográfica, sem imaginar o impacto destrutivo daquele evento. Cerca de quinze mil pessoas morreram naquele cataclismo.
Um outro tsunami tem nos atingido. A era digital gerou uma onda não local, mas global.
Praticamente não há negócio que não tenha sido tocado ou afetado pelas constantes mudanças ocasionadas por tal invasão.
A informação, fonte moderna de empoderamento, se tornou mais célere, universal e imprescindível.
Sua disponibilidade global criou um mundo com fronteiras cada vez mais tênues.
Tal avanço criou possibilidades inimagináveis, entretanto trouxe também riscos, pois as novas possibilidades criaram um ambiente propicio para a prática de novos e velhos delitos escondidos sob a capa aparentemente anonima da web.
Sendo esse um terreno aparentemente inocente, em sua aparente ingenuidade esconde riscos para os mais vulneráveis.
Crianças e adultos tem nessa ferramenta diversas possibilidades e ameaças.
Sendo assim, alguns dos cuidados que podemos tomar ao usar os recursos disponíveis na internet seriam:
- Algumas pessoas se expõem demais nas redes sociais, postando fotos de sua casa, seus pertences, viagens. E pior, muitas até avisam quando estarão viajando dando todas as dicas para que pessoas mal-intencionadas possam agir.
2. Não acredite em tudo o que vê
- Há muitos casos de pessoas que se apresentam com perfil falso só para serem aceitas e, ao começarem uma amizade, envolvem a pessoa em alguma armadilha. Principalmente quando a vitima é criança ou adolescente.
3. Não clique em todos os links sugeridos
- Cuidado ao sair clicando em links sugeridos até mesmo por amigos, pois como falamos no item anterior, pessoas criam perfis falsos e se aproveitam para mandar vírus que podem danificar seus arquivos e computador, ou até mesmo roubar senhas e se apoderarem de seu perfil, ou contas bancárias.
4. Fotos de família com dados
- Todos querem postar suas fotos e de familiares, mas fotos com muitas informações, como nome, local, datas, eventos, local de trabalho etc, é expor demais a segurança da família, pois qualquer um pode além de usar os dados, copiar as fotos e usá-las indevidamente.
5. Informações financeiras e compra de bens
- Isso nunca deve ser exposto, pois é uma porta aberta e com convite de entrada para os mal-intencionados. Comentários inocentes como dizer que foi ao banco tal e pegou a maior fila, já é uma informação de onde você tem conta. Postar foto do carro novo na garagem, da nova televisão de 40 polegadas que acabou de comprar, é outro chamariz.
6. Planejar uma festa ou recepção em seu perfil
- As redes sociais são excelentes meios para fazer um convite em massa para amigos e familiares daquela festa que pretende dar em sua casa ou em outro local que tenha que expor endereço e horário. Há aplicativos que permitem que você promova eventos privados, onde somente pessoas que forem convidadas poderão ver e participar. Não deixe de se informar dos aplicativos de proteção que as redes oferecem.
7. Fofoca e difamação
- Às vezes, dá vontade de falar pra todo mundo o que pensa de pessoas que fizeram algo que você não aceitou ou se sentiu ofendido, mas este é um grande perigo que se corre. Pois a pessoa pode inverter a situação até mesmo usando a postagem como prova de injuria de difamação.
- Estes são alguns cuidados que se deve ter ao navegar pelas redes sociais e internet. Uma maneira simples para ponderar se você está exagerando na exposição de sua vida e família nas postagens é pensar da seguinte maneira:
- Ao comprar algum novo bem para sua casa ou família, abriria as portas da sua casa e ficaria convidando a todos que passassem para entrar e ver o que acabou de comprar?
- Colocaria fotos de sua família em eventos que fizeram expostas na calçada para que todos pudessem ver, e se quisessem pudessem levar embora?
- Quando não se toma os cuidados necessários com as postagens é exatamente isso que se faz, estamos expondo nossa vida a qualquer um, pois você não sabe quem está do outro lado e muitas vezes nem mesmo que a pessoa é quem diz ser.
- Sydney J. Harris, jornalista e escritor, fez uma coletânea de frases interessantes sobre a tecnologia atual e uma delas acho que se encaixa perfeitamente neste artigo: “Devemos acreditar em Deus e em nossos pais, em todos os outros devemos passar o antivírus”. (Anônimo)
- fonte: https://familia.com.br/1341/7-cuidados-especiais-que-devemos-ter-nas-redes-sociais
Olá Claudiomiro, gostei da metáfora do tsunami. Realmente, é uma onda global, que a todos afeta, embora nem todos a percebam ou a compreendam. Por isso a importância de se aproximar, compreender e atuar nesse meio.
ResponderExcluirAproveite a linguagem hipertextual em teu blog.