O Conhecimento Me Encontrou


Em alguns lugares, durante a páscoa, há uma brincadeira intrigante que leva as crianças a procurar ovos que são escondidos em um jardim por adultos que se divertem durante a frenética caçada.
Uma analogia compararia a busca do conhecimento com esse singelo torneio infantil.
De fato, nas escrituras hebraicas, no livro de Salomão chamado Provérbios, ele declara que "se buscares a sabedoria como quem procura a prata, e como tesouros escondidos".
A percepção de que o saber estaria oculto e reservado àqueles que tivessem disposição de encontrá-la demonstra que por muito tempo ter acesso a ele era uma tarefa árdua, cansativa e, muitas vezes, inútil.
A boa notícia é que as distâncias foram encurtados, atalhos foram criados e agora ferramentas próprias da rede permitem que tenhamos acesso a uma fonte quase inesgotável de saber.
O conhecimento, que antes tínhamos que duramente procurar, agora esbarra em nós em cada esquina HTML que dobramos.
O potencial disso é enorme, e isso cria uma nova demanda por profissionais preparados para atuar didaticamente cada vez mais nesta nova esfera de aprendizagem.
Mesmo que ainda seja mal utilizado pelo valor mercantil do ensino em nosso país, ainda podemos ver nele um valor transformador.


Comentários

  1. Bacana a analogia Miro,. Só cuide para não confundir conhecimento com informação. O que encontramos são informações, precisamos significá-las, questioná-las, processá-las para que se transformem em conhecimento.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Silêncio na Biblioteca